| Início |
Siga-nos
Pt
En
  • As Salinas de Rio Maior
  • As Salinas de Rio Maior
  • As Salinas de Rio Maior
AS SALINAS DE RIO MAIOR
O lagar está localizado numa das áreas mais bonitas e tradicionais de Portugal - As Salinas de Rio Maior.

As salinas naturais de Rio maior proporcionam aos locais e aos visitantes um sal excelente, numa zona histórica. Esta área tem também imensos recursos à volta, como vinhas e mel, e um grande potencial de crescimento.

Estas salinas são muito especiais, já que o mar encontra-se bastante longe - 30km. Então como é isto possível?

Esta área faz parte do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros - "As Serras dos Candeeiros tem muitas falhas na rocha e assim as águas da chuva entrenham-se e formam cursos de água subterrâneos.

Sendo que um desses cursos atravessa uma grande jazida de sal-gema que alimenta o poço destas Salinas de Rio Maior. E a água que se extrai das Salinas de Rio Maior é sete vezes mais salgada do que a água do mar.

Enquanto não chove, é assim que se vai fazendo a evaporação (que demora entre três a seis dias) e a consequente recolha do sal. Porque quando o clima ficar mais húmido ou a chuva começar a cair, a água salgada mistura-se com a água doce e aí acaba-se de imediato o trabalho da extracção. E só se inicia novamente quando a Primavera chegar e o temperatura assim o permitir".

- in https:www.viajaremfamilia.com/nas-salinas-de-rio-maior-ha-sal-sem-mar/
CONTACTE-NOS
Insira os caracteres que vê na imagem seguinte: